Bricolage!

O termo bricolagem (português brasileiro) ou bricolage/bricolagem (português europeu)[1] têm ambas origem que vem do francês bricolage, é usado nas atividades em que você mesmo realiza para seu próprio uso ou consumo, evitando deste modo, o emprego de um serviço profissional.

Origem O conceito surgiu nos Estados Unidos, na década de 1950, com a sugestão "do it yourself" de onde saiu a famosa abreviatura DIY que significa em português faça você mesmo. Isso ocorreu devido ao encarecimento da mão-de-obra e se desenvolveu com a grande visão dos empresários em perceber este nicho, criando produtos fáceis de serem usados, utilizando embalagens com pouca quantidade e todos com manuais explicativos. Bricolagem, palavra de origem francesa ("bricolage") significa, fazer pequenos trabalhos (normalmente reparações) por um amador com pouco conhecimento e sem ferramentas profissionais, tal como dizem os americanos do it youself em português faça você mesmo.

A vida em si é uma bricolage de bricolagens, ou sejam nunca sabemos o que vai acontecer no dia seguinte. Devemos usar qualquer utensílio ou ferramenta disponível para sobreviver, o que basicamente define a Bricolage, pelas palavras de Levi-Strauss.